A América Latina é uma região rica em recursos naturais, culturais e humanos. No entanto, apesar de todo esse potencial, a região ainda enfrenta um grande desafio: a fome.
De acordo com o Programa Mundial de Alimentos (WFP), 9,7 milhões de pessoas na região convivem com a insegurança alimentar. Para mudar essa realidade, é preciso adotar uma abordagem multifacetada, que aborde as diferentes causas da fome na região. Entre elas, podemos citar a desigualdade socioeconômica como uma das principais.
A América Latina é um dos continentes que mais produz e exporta alimentos, embora poucos tenham acesso a uma alimentação de qualidade. Porém, a questão da fome não se trata apenas da quantidade de alimentos disponíveis, mas sim de como se dá a distribuição. Enquanto há toneladas de alimentos sendo produzidos, se poucos consomem, existe uma grande parcela desperdiçada todos os dias.
Para reduzir a fome, é preciso investir em políticas públicas que promovam a redistribuição de alimento e renda, bem como o acesso aos recursos básicos para todas as camadas da população. Para isso, é importante investir também em educação e conscientização sobre nutrição, alimentação saudável e desperdícios.
Com soluções integradas, podemos garantir a segurança alimentar de toda a população.
Aqui na Tonkiri, o alimento une nossos três pilares de atuação: alimentação, amparo e educação. É por meio dele que levamos comida a quem mais precisa, mas mais do que isso, levamos cursos, oficinas e workshops, para que as pessoas possam alçar voos cada vez mais altos!